segunda-feira, 22 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioMulheres na MineraçãoHydro expande contratações de mulheres, reforçando apoio a diversidade

Hydro expande contratações de mulheres, reforçando apoio a diversidade

- Publicidade -


Em sintonia com o objetivo global de ampliar a presença das mulheres em suas equipes para 25% até 2025, a Hydro, uma empresa que atua na área de alumínio e energia, está implementando diversas medidas para promover a igualdade de gênero em suas atividades no Brasil.

Como resultado, a representatividade feminina na empresa está aumentando. No ano de 2023, aproximadamente 55% dos novos funcionários são mulheres. Esse número representa um aumento de 8,77% em relação ao ano anterior. No que diz respeito aos cargos de liderança, houve um crescimento de cerca de 3% em comparação a 2022. Atualmente, 18% dos cargos de liderança na empresa são ocupados por mulheres.

“Nós, da Hydro, consideramos a diversidade como algo importante e necessário para o desenvolvimento tanto da empresa quanto das pessoas. Os dados refletem nossos progressos e indicam que estamos seguindo na direção certa. Estamos investindo na atração de talentos femininos e também em iniciativas para engajar e promover o desenvolvimento das mulheres. Estamos realizando um trabalho significativo de mudança cultural em uma indústria que historicamente foi associada ao público masculino. Implementamos medidas para criar um ambiente onde as mulheres se sintam ouvidas, tenham espaço e possam avançar em suas carreiras”, explica Nelia Lapa, vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Saúde e Segurança do Trabalho na Hydro Bauxita & Alumina.

Os funcionários no Brasil, incluindo os líderes da empresa, participaram de treinamentos sobre preconceitos inconscientes e valorização da diversidade. A Hydro emprega cerca de 6500 pessoas no Brasil, em diversas áreas de negócio.

A empresa tem iniciativas como abertura de vagas afirmativas, criação de programas de trainee e estágio destinados especificamente a mulheres, além do programa Jovem Aprendiz, que selecionou mais de 70% de mulheres.

A empresa também elaborou um guia de comunicação inclusiva, com o objetivo de auxiliar os funcionários a se comunicarem respeitando as diferenças e contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo, diversificado e harmonioso. Outro programa desenvolvido pela empresa foi a abertura de vagas específicas para mulheres engenheiras nas áreas de Mecânica, Elétrica, Civil, Automação, Química ou Produção.

Os resultados dessas iniciativas já estão refletindo no ambiente de trabalho e são percebidos pelas funcionárias. “Na Hydro, minha opinião importa. Sou valorizada e reconhecida como uma profissional e sempre me senti confiante em compartilhar minhas ideias e contribuir para a melhoria contínua. A cultura da Hydro é de inclusão e colaboração, onde todos são ouvidos e respeitados. Isso me motiva e me envolve, resultando em maior produtividade e inovação. Estou muito orgulhosa de trabalhar em uma empresa que valoriza as opiniões de todos os seus funcionários e cria um ambiente onde todos possam contribuir para o sucesso da empresa”, diz Gizélia Matos, gerente sênior de Contratos e Serviços na Hydro Paragominas.

Programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP)

A Hydro possui o Programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP), que aborda questões específicas, como inclusão de pessoas com deficiência, LGBTQIA+, equidade de gênero, raça, etnia e gerações. Lançado em 2021, o programa estabelece estratégias, orienta políticas internas e metas, além de promover várias ações para oferecer um ambiente de trabalho que respeite as diferenças e contribua para o desenvolvimento e aumento da produtividade, com base em competências e habilidades.

“O DIP é um programa que traz benefícios para todos, promovendo a colaboração entre equipes, redução de conflitos, melhoria do clima organizacional e maior receptividade a novas ideias no trabalho. Nosso objetivo é ter um ambiente de trabalho aberto, disruptivo, diverso e inclusivo. Opiniões, experiências e pontos de vista diferentes promovem a inovação, criam um ambiente de trabalho melhor e nos ajudam a alcançar melhores resultados”, afirma Nelia Lapa.

O programa, que é uma parte importante da estratégia de gestão de pessoas da Hydro, possui um pilar específico de Equidade de Gênero, que inclui critérios quantitativos e qualitativos para aumentar a presença feminina na empresa por meio da contratação de mais mulheres, retenção de talentos e programas de desenvolvimento de carreira, incluindo um acelerador de carreiras para que elas possam alcançar e prosperar em cargos de liderança.

Além disso, as operações no Brasil têm iniciativas específicas para mulheres, visando fortalecer sua posição e competência no ambiente de trabalho, como as Redes de Mulheres. Cada rede possui governança, estrutura e apoio financeiro para promover ainda mais o equilíbrio de gênero nas fábricas, com autonomia e foco em resultados.

Apoio ao desenvolvimento de mulheres nas comunidades locais

Alinhada ao compromisso de apoiar o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde atua, a Hydro também tem investido na qualificação de mulheres nos municípios de Barcarena e Paragominas, no Pará. O Programa de Mulheres Operadoras, em parceria com a Rede Todos pelo Trabalho, ofereceu cursos profissionalizantes do Senai na área industrial.

Em Barcarena, foram certificadas mulheres em áreas como Mecânica, Eletricista Industrial e Operação de Processos Químicos. Na última turma, das 81 formandas, 29 já foram selecionadas e estão trabalhando em unidades da companhia. Em Paragominas, 45 mulheres foram formadas na turma de 2023. Acreditamos que ações como essa fazem diferença na sociedade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -