quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioProjetosHorizonte está mais perto de iniciar mineração de níquel no Projeto Araguaia

Horizonte está mais perto de iniciar mineração de níquel no Projeto Araguaia

- Publicidade -

A Horizonte Minerals anunciou nesta segunda-feira (24) que está a caminho de iniciar a produção em sua mina de níquel Araguaia, localizada no norte do Brasil, no primeiro trimestre de 2024.

A Linha 1 da mina já está 50% concluída, e as atividades de pré-desmontagem começaram no poço principal de Pequizeiro, com o armazenamento de minério previsto para começar no terceiro trimestre deste ano.

De acordo com a empresa, cerca de 90% das despesas de capital foram concedidas, totalizando aproximadamente US$ 485 milhões. O projeto Araguaia, adquirido pela Horizonte da Glencore em 2015, terá capacidade inicial de produzir 14,5 mil toneladas de níquel por ano, destinadas principalmente ao mercado de aço inoxidável.

A produção deverá aumentar para 29.000 toneladas de níquel um ano depois que uma segunda linha de produção entrar em operação em 2027. A construção inclui uma mina a céu aberto e uma usina de processamento, que produzirá ferroníquel em um período estimado de 28 anos.

O Araguaia é considerado um projeto-chave para diversificar o setor de mineração do Brasil, que é atualmente centrado no minério de ferro. O Brasil tem reservas estimadas de 16 milhões de toneladas de níquel e é o oitavo maior produtor mundial, com produção de 108 mil toneladas em 2022, representando um aumento de 8% em relação a 2021, segundo a GlobalData.

Projeto Araguaia – Horizonte Minerals

Com a iniciativa, a Horizonte Minerals está contribuindo para o desenvolvimento do setor de mineração no país, além de aumentar a produção de níquel no mercado global.

“Temos o prazer de confirmar que continuamos dentro do cronograma para o primeiro metal no Araguaia visando o primeiro trimestre de 2024, principalmente com uma forte cultura de segurança instalada em todo o projeto”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte. “Juntamente com o andamento da construção da Linha 1 do Araguaia, com a adjudicação dos contratos de Estudo de Viabilidade da Linha 2, estamos um passo mais perto de entregar este projeto de baixo capex que dobrará a produção de níquel.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -