Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A G Mining Ventures Corp. divulgou nesta terça-feira (13) os resultados operacionais preliminares do quarto trimestre e do ano de 2025 da mina de ouro Tocantinzinho, localizada no Estado do Pará, destacando um desempenho consistente em produção, eficiência operacional e segurança.
Somente no quarto trimestre, a unidade produziu 47.346 onças de ouro, enquanto no acumulado do ano a produção totalizou 171.871 onças, consolidando o primeiro ano completo de operação comercial do projeto.
“Tocantinzinho apresentou um quarto trimestre robusto, encerrando com sucesso seu primeiro ano completo de produção comercial”, afirmou Louis-Pierre Gignac, presidente e CEO da G Mining Ventures. “As iniciativas contínuas de otimização estão impulsionando melhorias na produtividade da mina e da planta. Esses resultados operacionais sólidos foram alcançados juntamente com um forte desempenho em segurança, com apenas dois incidentes com afastamento, resultando em uma taxa de frequência de lesões com afastamento de 0,15“, completou.
Desempenho operacional e ganhos de produtividade
Durante o quarto trimestre de 2025, a usina processou 1,077 milhão de toneladas de minério, com teor médio de 1,49 grama de ouro por tonelada e taxa de recuperação de 91,8%. No resultado anual, foram processadas 4,086 milhões de toneladas, com teor médio de 1,44 g/t Au e recuperação média de 90,6%.
A taxa média de mineração atingiu 64,7 mil toneladas por dia no quarto trimestre, um aumento de 18% em relação ao terceiro trimestre, impulsionado pela entrada em operação de novos equipamentos. As vendas de ouro somaram 47.457 onças no trimestre e 172.093 onças no acumulado do ano.
A companhia, listada nas bolsas de Toronto (TSX: GMIN) e OTCQX (GMINF), avalia que os resultados reforçam a estabilidade operacional do projeto Tocantinzinho e criam uma base positiva para os próximos ciclos de produção.














