quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosExxon Mobil Planeja Investir em Tecnologia de Filtração de Lítio

Exxon Mobil Planeja Investir em Tecnologia de Filtração de Lítio

- Publicidade -

A Exxon Mobil planeja decidir até o final do ano qual tecnologia de filtração de lítio usará em Arkansas como parte de seu esforço para se tornar um dos principais produtores mundiais do metal para baterias, afirmou um executivo da empresa na quinta-feira, conforme noticiou a Reuters.

No outono passado, a empresa anunciou seu tão esperado plano de filtrar o lítio da formação de salmoura de Smackover que flui sob Arkansas, com o objetivo de produzir metal suficiente até 2030 para alimentar 1 milhão de baterias de veículos elétricos (VEs).

O plano exigirá uma mistura complexa de equipamentos, incluindo pelo menos uma das tecnologias de extração direta de lítio (DLE), até agora não comprovadas, para filtrar o metal da salmoura.

A Exxon construiu uma planta piloto em Houston e passou os últimos meses testando várias tecnologias de DLE, produzindo pequenas quantidades de lítio de grau de bateria, disse Patrick Howarth, chefe do negócio de lítio da Exxon, em uma entrevista durante a Cúpula de Inovação de Lítio de Arkansas em Little Rock.

Exxon quer se tornar um dos principais produtores mundiais de lítio

Howarth, que trabalha na Exxon há quase 19 anos, disse que a instalação permite à empresa testar como os processos de DLE interagem com o restante da vasta rede de equipamentos necessários para a produção.

“A DLE é uma pequena parte de um processo realmente complicado que tem muitas etapas diferentes”, disse Howarth. “Estamos realmente focados em como elas interagem entre si.”

A produção de lítio com o parceiro Tetra Technologies deve começar em Arkansas até 2026 e até 2027 em cerca de 120.000 acres (48.562 hectares) que a Exxon possui de forma independente. A Exxon teve discussões iniciais com fabricantes de automóveis sobre a compra de lítio, mas ainda não foram feitos acordos, disse Howarth.

“O que vimos, especialmente após o anúncio em novembro, é um forte interesse pelos projetos e, em última análise, pelo produto (de lítio) que estamos levando ao mercado”, disse ele.

O acordo da Exxon e Tetra para desenvolver cerca de 6.100 acres em Arkansas faz parte de um memorando de entendimento que ambas as empresas disseram estar trabalhando para finalizar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -