Casa dos Ventos principal fornecedor de energias renováveis para o setor de mineração do país, esteve presente na Exposibram apresentando soluções inovadoras para o setor. Lucas Araripe, diretor executivo da empresa conversou com o Minera Brasil e explicou que a companhia desenvolve projetos de energia limpa para atender a necessidade de eletrificação de processos das mineradoras no contexto da transição energética e que pretende ampliar sua atuação no setor.
“Somos protagonistas em trazer energia renovável para o mercado livre para os grandes consumidores. Temos hoje a Vale, por exemplo, com o primeiro projeto que a gente desenvolveu sob medida para um cliente de mineração, a Anglo American, também é um dos principais clientes,” destacou o Araripe.
O executivo da Casa dos Ventos explicou ainda que a empresa fornece energia renovável para a grandes companhias de mineração na modalidade de auto -produção. “Essas empresas são sócias da Casa dos Ventos nesses empreendimentos e a gente está se preparando, se capacitando para fornecer, além de energia renovável, fornecer outros produtos da transição energética porque essas empresas vão eletrificar seus processos e apoiamos essas empresas”, disse Araripe.
De acordo com Araripe a tendência global é que as mineradoras passem a usar hidrogênio, amônia verde, metanol em seus processos. “A gente consegue não só fornecer energia renovável, mas também ser um provedor desses outros derivados e ser um parceiro estratégico na transição energética. Aliando sustentabilidade, reduzindo emissões, mas também garantindo competitividade, fazendo com que essas empresas se carbonizem com um ganho econômico através de projetos bem estruturados que a gente desenvolve sob medida,” destacou.
Segundo Araripe nada melhor do que um evento voltado para o setor como a Exposibram para a empresa mostrar sua expertise. “Aqui se reúne as grandes empresas referências de mineração, e estamos apostando que esse setor de fato vai liderar a energética no Brasil e a gente vem trazer soluções que vão fazer parte dos processos dessas empresas, em linha e em equilíbrio com o meio ambiente.” avaliou.