sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioGeologiaPesquisaBrasil e Reino Unido firmam parceria com foco em minerais estratégicos para...

Brasil e Reino Unido firmam parceria com foco em minerais estratégicos para transição energética

- Publicidade -

O Brasil deu mais um passo significativo para impulsionar o desenvolvimento das geociências. No último domingo (3), durante o PDAC 2024 (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada), Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), e David Schofield, diretor Nacional e Internacional de Geociências do Serviço Geológico Britânico (BGS), assinaram um acordo-quadro de cooperação.

Dentre os projetos que poderão ser realizados com essa parceria, destacam-se pesquisas minerais, com enfoque em minerais essenciais para a transição energética e a segurança alimentar, tais como lítio, grafita, urânio, fosfato e potássio, além de estudos para otimizar a gestão dos recursos hídricos.

“Este é um momento histórico em que duas instituições líderes em pesquisas geocientíficas se unem. Essa parceria fortalece a relação bilateral entre Brasil e Reino Unido para o desenvolvimento de soluções inovadoras, embasadas em evidências científicas. O impacto de nossas ações beneficiará não apenas nossos países, mas o mundo como um todo”, destacou Silveira.

O diretor ressalta que o novo acordo evidencia a relevância do SGB no cenário internacional. Com colaborações em mais de 20 países, incluindo França e China – com os quais foram firmados acordos recentes – o SGB reafirma seu compromisso em promover o avanço das geociências e contribuir para o desenvolvimento sustentável global.

O memorando de entendimento prevê a troca de dados, informações e procedimentos de laboratórios para transferência de tecnologias, além de intercâmbio entre profissionais e realização de pesquisas colaborativas, tanto na área de geologia e recursos minerais quanto em hidrologia e gestão territorial.

Essa parceria possibilitará o aprimoramento da capacidade técnica e científica das instituições, visando otimizar os serviços oferecidos às comunidades locais, negócios e indústria.

Além das pesquisas sobre transição energética, os diálogos apontam para o aprofundamento de estudos nas áreas de geoquímica e geofísica exploratórias e modelagem de potencial mineral, o que permitirá avanços no conhecimento geológico. Na área de hidrologia e gestão territorial, poderão ser desenvolvidos projetos relacionados a águas subterrâneas e disponibilidade hídrica.

O SGB lançou um site especialmente desenvolvido para compilar os estudos que serão destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui: https://www.sgb.gov.br/pdac/

Os pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre de 3 a 6 de março em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar à comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e apresentação de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -