quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaBarragem em Brumadinho sai do nível de emergência

Barragem em Brumadinho sai do nível de emergência

- Publicidade -

Após a finalização das obras de fortalecimento da estrutura da barragem B1, sob a responsabilidade da Morro do Ipê, que alcançou o nível de alerta 1, a SEMAD e a Defesa Civil de Brumadinho acompanharam a análise técnica na tarde de quinta-feira (24).

Em consequência disso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) retirou o status de emergência nível 1 da barragem B1 Ipê. O nível 1 é determinado quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima quanto ao estado de conservação ou para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura, que demande inspeções diárias.

Em um comunicado oficial, a mineradora garantiu que a estrutura cumpre todos os requisitos legais de estabilidade.

A barragem está situada na serra de Igarapé, na encosta de Brumadinho. Atualmente, duas famílias vivem na área de salvaguarda da barragem. Em 2019, quatro famílias foram evacuadas pela Defesa Civil da mancha de inundação da B1, da Emicom, que se localiza na mesma área de salvaguarda da barragem Ipê, a pedido da justiça.

Desde que o nível de segurança da barragem atingiu o nível 1 de emergência, a Morro do Ipê e as agências municipais criaram o Sistema de Comando de Operações (SCO) nas instalações da mineração para monitorar o progresso das obras.

A Defesa Civil de Brumadinho também está monitorando a instalação de sirenes e sinalizações de rotas de fuga para cumprir o Plano de Ação e Emergência PAEBM da barragem existente na comunidade de Queias, localizada na serra de Igarapé.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -