sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioMulheres na MineraçãoAvanço Histórico: cresce número de mulheres na mineração em 2023

Avanço Histórico: cresce número de mulheres na mineração em 2023

- Publicidade -

O Relatório de Indicadores 2023, lançado pelo Women In Mining Brasil (WIM Brasil), apontou um notável avanço na presença feminina no setor mineral. Agora, uma em cada cinco pessoas que trabalham na indústria mineral é do sexo feminino, representando um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

O documento, apresentado no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em Belo Horizonte (MG), revela dados detalhados sobre a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil. Em parceria com a Ernst&Young (EY), o relatório destaca a importância de integrar a diversidade nas estratégias, orçamentos e políticas das empresas do setor.

“O que buscamos agora é entender e trabalhar esses números. Diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte das estratégias, dos orçamentos, das políticas das empresas do setor, do governo, dos órgãos reguladores”, afirmou Patrícia Procópio, presidente do WIM Brasil.

Mulheres na mineração

Aline Nunes, gerente de Assuntos Minerários do IBRAM, destacou a relevância do relatório para disseminar informações e ações em todo o setor, incluindo pequenas e médias empresas.

“Medir e monitorar compõem a base para traçar qualquer ação, qualquer mudança. O terceiro relatório consolida um trabalho feito há 3 anos pelo WIM Brasil. Isto cria e estrutura uma base extremamente importante para todas as ações e transformações que vamos ter no futuro”, disse.

O aumento da participação feminina na mineração está alinhado com as metas do Grupo de Trabalho Diversidade & Inclusão da Agenda ESG da Mineração do Brasil. Uma das iniciativas do GT é a realização da Diversibram, um evento que visa discutir ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e diversidade.

Especialistas abordam temas como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade, entre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -