Ampliar o diálogo com a sociedade e guiar seus associados para adotar as melhores práticas, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Essa é a missão da recém criada Associação dos Mineradores de Ferro do Brasil (AMF). O lançamento da entidade em 24 de abril, mostrou que ela nasce articulada e disposta a liderar o debate e promover o desenvolvimento sustentável do setor de mineração de ferro no país.
A solenidade teve a presença do Ministro de Minas e energia, Alexandre Silveira e diversas de autoridade. A AMF quer promover o desenvolvimento sustentável do setor de mineração de ferro no país. Para isso, busca fomentar a troca de conhecimento e experiências entre os associados, além de promover iniciativas conjuntas que contribuam para a sustentabilidade do setor, importante para a economia.
A entidade pretende estimular seus associados a adotar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, observando os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A AMF reúne diversas empresas mineradoras de ferro do país, com o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social do setor, aliado à preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos.
O presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages, destaca que o setor de minério de ferro representa o segmento produtivo mais importante dentro da mineração e está focado na produção de um insumo essencial para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas e da preservação ambiental.
Segundo ele, os associados estão comprometidos com um esforço de melhoria contínua da indústria, numa busca constante das mais modernas técnicas e práticas produtivas, no atendimento à legislação e nas relações transparentes com as comunidades e demais atores sociais, incluindo os poderes constituídos, os órgãos ambientais e reguladores, fornecedores e empregados. “Tudo isso amparado em uma proposta de diálogo aberto, transparente e permanente com toda a sociedade”.
Lages destacou que a AMF é uma iniciativa pioneira no setor de mineração de ferro no Brasil e representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável do país. Ele acredita que a união de esforços e a colaboração entre as empresas do setor são fundamentais para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.