Publicidadespot_img
InícioEconomiaServiço Geológico do Brasil apresenta estudos e reservas dos minerais estratégicos no...

Serviço Geológico do Brasil apresenta estudos e reservas dos minerais estratégicos no Brasil

Na semana passada, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou seus estudos e reservas de minerais estratégicos durante uma reunião virtual focada na transição energética no âmbito do Mercosul, organizada pelo Subgrupo de Trabalho de Mineração (SGT-15).

Anderson Dourado, assessor na Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destacou a importância estratégica do fosfato e do potássio na agricultura, essenciais para garantir a segurança alimentar.

Ele ressaltou a necessidade de aumentar o conhecimento geocientífico, afirmando que a meta é ter, até 2050, pelo menos 50% do território nacional com mapeamento geológico em escala 1:100.000.

O Ministério de Minas e Energia (MME) também participou do evento, apresentando uma visão sobre as oportunidades abertas à mineração sul-americana.

O diretor Rodrigo Cota destacou a intenção de implementar no Brasil uma indústria de transformação de minerais críticos, visando a fabricação de insumos para a produção de baterias, aproveitando o potencial mineral e a matriz energética limpa do país.

O evento contou com a participação de representantes de Argentina, Colômbia, Equador e Uruguai, fortalecendo o intercâmbio de informações e promovendo a cooperação no setor de mineração. Rodrigo Cota, diretor do MME, avaliou a reunião como uma oportunidade importante para o intercâmbio de informações entre os países do Mercosul e para criar um espaço de debate técnico.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -