Conteúdo Publicitário

PF e ANM combatem extração de minério irregular em Curitiba/PR

13 MAI 22

Views240 Views

Comentários0 Comentários

  • PF e ANM combatem extração de minério irregular em Curitiba/PR

PF/Divulgação

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração (ANM) deflagraram na quinta-feira (12/5) a Operação Poligonal V, cujo objetivo era combater a extração ilegal de minério na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

De acordo com a PF, cerca de 34 policiais federais cumpriram 7 mandados de busca e apreensão, em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária.

Os mandados foram cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular.

“As ações objetivam reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente, por conta da extração de minérios em desconformidade com a legislação”, disse a PF em nota.

A operação é resultado de investigações policiais, iniciadas por meio da análise de imagens de satélite de alta resolução, obtidas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites. As imagens são disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conforme destacou a PF em nota, a exploração de bens minerais da União, sem a devida autorização da ANM e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo, pode ensejar a prisão em flagrante delito e multa, além de medidas administrativas, como a paralisação da atividade e ação civil de ressarcimento por danos causados.

Leia também: Elon Musk diz que Tesla pode comprar mineradora se necessário

Leia também: Horizonte Minerals Anuncia Contrato de Terraplenagem no Araguaia

Leia também: ArcelorMittal obtém declaração inédita de transparência em produtos de aço

Comentários