Conteúdo Publicitário

Goiás elabora Plano Estadual de Recursos Minerais para avançar na mineração

30 MAI 22

Views158 Views

Comentários0 Comentários

  • Goiás elabora Plano Estadual de Recursos Minerais para avançar na mineração

FOTO: GOVERNO DE GOIÁS

O Governo do Estados de Goiás anunciou que deu início à elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais. O objetivo do plano é estimular o desenvolvimento da atividade de mineração no Estado.

O projeto tem apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da Câmara de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e de representantes de universidades com cursos do setor.

O Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás foi apresentado na abertura do 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e da Feira da Indústria da Mineração (Brasmin), que aconteceu na última semana em Goiânia.

O responsável pelo anúncio foi o titular da SIC, Joel Sant’Anna. Na ocasião, ele destacou a importância das empresas do setor para o fortalecimento da cadeia de produção mineral no Estado.

Segundo ele, “trata-se de um setor fundamental para geração de empregos e de renda para municípios e Estado”.

Ainda de acordo com o secretário, o último diagnóstico do setor no Estado foi feito em 2002. Agora, o novo plano vai abranger um horizonte de 2022 a 2042. Com isso, o governo pretende viabilizar os estudos necessários para ter o conhecimento geológico do território goiano.

“Com isso, vamos poder contribuir para a atração de novos investimentos, diversificar a base de produtos da mineração, elevar a competitividade do Estado e contribuir para a indústria goiana através do setor mineral, o que vai reduzir as desigualdades sociais”.

Conforme destacou Joel Sant’Anna, em Goiás, o governo procura agilizar o licenciamento ambiental de projetos de mineração, respeitando todas as etapas necessárias para a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos.

Além disso, ele afirmou que o governo busca modernizar e otimizar o licenciamento ambiental.

Da mesma forma, o presidente do SGB, Esteves Colnago, destacou a importância das parcerias com os estados e mencionou o acordo de cooperação técnica com o Governo de Goiás para desenvolvimento de projetos estratégicos para o Estado.

 

Leia também: Trimble apresenta tecnologia que garante segurança na mineração

Leia também: Projeto Lessonia lança satélites que ajudarão a combater mineração ilegal 

Leia também: Justiça suspende licença ambiental para mineração em área quilombola no Maranhão

 

TAGS:

Comentários